A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sediará o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação em 2013. Manaus receberá professores, pesquisadores e estudantes de comunicação de todo o país de 4 a 8 de setembro em seu campus universitário. O trabalho de planejamento e organização do evento começou em 2011 com a participação de todos os cursos de comunicação do Amazonas na comissão organizadora.

 

O grande diferencial do Intercom 2013 será o legado deixado pelo trabalho em conjunto dos professores e alunos de comunicação do Amazonas e de outros Estados da Região Norte. O principal objetivo da comissão organizadora é fortalecer a produção científica e experimental da região e realizar um evento que fique marcado pela eficiência e pelo calor humano. Cerca de 4 mil pessoa são esperadas em Manaus ano que vem durante o congresso.

Comissão Organizadora durante o evento de lançamento do Intercom 2012 em 21 de Maio deste ano.

O que é o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação?

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) promove diversos eventos ao longo do ano com o intuito de estimular a pesquisa nas áreas da Ciência da Comunicação, discutir os rumos da mídia brasileira, fortalecer vínculos com pesquisadores de outros países e avaliar o ensino dos cursos universitários. São congressos nacionais e regionais, colóquios, simpósios, seminários, cursos e debates que reúnem especialistas para a troca deconhecimento.

 

A Intercom promove seis congressos anuais. O mais importante deles é o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que em sua edição de 2013 será sediado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Manaus. O evento vem sendo organizado desde 1977, sem interrupções. Cerca de 3.500 pessoas participam do encontro, entre pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil, da América Latina e da Europa.

 

A partir de um tema central, são debatidos tópicos em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Rádio, Televisão, Cinema, Políticas Públicas de Comunicação, Produção Editorial e de Conteúdo para Mídias Digitais, entre outros. O congresso reúne pesquisadores do Brasil inteiro e é realizado em uma cidade escolhida por votação entre os sócios da Intercom, no ano anterior ao evento.

 

Participação dos estudantes


Tradicionalmente, dois terços dos participantes do congresso são estudantes de graduação dos cursos de Comunicação. Por isso, um dos diferenciais do evento é criar espaços para que o aluno possa atuar como protagonista de sua formação profissional e colocar à prova sua capacidade de produzir reflexão autônoma. No intuito de despertar o gosto pela pesquisa e prestigiar jovens talentos, foram criados oIntercom Júnior e o Prêmio Expocom.
O Intercom Júnior é um espaço acadêmico idealizado para receber artigos escritos durante a graduação. Já o prêmio Expocom reconhece trabalhos de estudantes e recém-graduados, feitos sob a orientação de um professor, oferecendo troféus ao ganhador em cada categoria. Durante o Congresso, os jovens ainda são convidados a participar de oficinas integradas com o tema geral do evento. Outras premiações, como o prêmio Luiz Beltrão, também ocorrem durante o congresso.

 

Estudantes da Ufam premiados da Intercom Norte 2012

Congressos Regionais

 

O Congresso Nacional ocorrem no segundo semestre e é precedido de cinco Congressos Regionais, marcados para o primeiro semestre, em um dos estados de cada região. Em 2013, o Intercom Norte será sediado pela Faculdade Martha Falcão (FMF) em Manaus. Os eventos abordam o tema escolhido para o Congresso Nacional da Intercom do ano em que for realizado. A sistemática de debate da temática nessas duas instâncias instaurou um campo fértil para o diálogo plural entre diferentes perspectivas regionais numa conjuntura marcada pela globalização. É uma forma de interiorização da discussão acadêmica sobre o campo da comunicação.

 

Colóquios binacionais

 

Desde 1980, a Intercom tem promovido colóquios binacionais com pesquisadores e profissionais de comunicação da França, dos Estados Unidos, do Canadá, da Inglaterra, da Dinamarca, da Espanha, de Portugal, da Itália, do México e da Argentina. O objetivo é divulgar as pesquisas brasileiras na área de ciência da comunicação, conhecer os projetos produzidos no exterior, firmar convênios de cooperação e permitir intercâmbio de professores e pesquisadores.
O colóquio ocorre alternadamente em cada um dos países. No Brasil, ele é realizado de preferência no mês de setembro, como parte das atividades do pré-congresso, na cidade escolhida para sediar o congresso anual da Intercom. Em 2013, o colóquio binacional reunirá pesquisadores do Brasil e da Alemanha em Manaus.

Parceiros